quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Vida e obra de Hermeto Pascoal


Hermeto Pascoal

                                
                                                                  
    Hermeto Pascoal nasceu em Olho d''Água das Flores em 22 de junho de 1936 e foi criado na Lagoa da Canoa, é um compositor arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais).
         
         Vida de Hermeto Pascoal: Aos 7 anos, Hermeto tocava sanfona de oito baixos. Aos 11, animava bailes ao lado do irmão mais velho, José Neto, também músico. Em 1950, com 14 anos, foi para o Recife com a família e começou a se apresentar em programas de rádio. Depois, com o irmão e o sanfoneiro Sivuca, ambos albinos, formou o trio O Mundo Pegando Fogo. Em 1958, Hermeto já estava no Rio, tocando no trio de Pernambuco do Pandeiro; e três anos depois, em São Paulo, trabalhando na noite e aprendendo outros e outros instrumentos - não existe um que ele não domine e execute com genialidade.

Pouca gente lembra, mas em 1967, no III Festival de Música Popular Brasileira da Record, foi o Quarteto Novo - Hermeto, Heraldo, Théo de Barros e Airto Moreira - que ajudou "Ponteio", de Edu Lobo, a chegar ao primeiro lugar. De vez em quando, trechos do festival são reprisados e quase nunca se vê Hermeto no palco, só suas mãos tiritando na flauta. "Eles deviam me achar muito feio pra mostrar". Numa dessas grandes noites, ele se escondeu atrás de um cenário. Logo, o diretor apareceu para ver o que estava acontecendo. Hermeto: "Meus filhos estão duvidando que eu toco na televisão". Nunca mais sumiram com ele.
Foi no começo dos anos 1970 que Hermeto começou a ensaiar a consagração internacional. A convite do percussionista Airto Moreira, que ia bem nos Estados Unidos, ele viajou para lá. Não demorou e virou amigo de grandes jazzistas, entre eles o trompetista Miles Davis. "Lutei até boxe com ele", lembra. Fora do ringue, Miles sentou-se impassível diante de Hermeto e pediu que tocasse algo. Foram umas dez composições suas, mais os improvisos. Duas delas, "Igrejinha" e "Nenhum Talvez", estão no álbum Live Evil (1970), de Davis. Foi ele quem disse: "Esse homem me influenciou mais que qualquer outro nos últimos 20 anos. Ele é o músico mais impressionante do mundo".
 Hoje Hermeto tem 76 anos de idade.
        Obra: Hermeto ia muito com o pai para a roça. Branquinho e de olhos sensíveis à luz, ficava sob um umbuzeiro, conversando com os passarinhos. "Eu arrancava um pedaço de carrapateira, aquele canudinho da mamona, e com uma faquinha fazia uma flautinha e começava a tocar". Primeiro, aquele som novo assustou os bichos. Mas aos poucos... "Eu começava a tocar uma melodiazinha e ficava naquela só, para eles se acostumarem. No segundo dia já tinha dois. No terceiro, foi aumentando, aumentando, a ponto de eu tocar tudo que quisesse. Agora não precisava mais escolher a musiquinha pra eles, não... Quando eu tocava o primeiro som na flauta, eles vinham e cobriam a árvore".
Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro.
Mudou-se para o Recife em 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo Hermeto, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então.
Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre o Hermeto ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e Hermeto, por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia pedido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Ali, em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e teve seis filhos: Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio. Foi nessa época também que descobriu o piano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestro Gomes.
Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior.
Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961. Depois de um tempo, formou, juntamente com Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo, o grupo Som Quatro . Foi aí que começou a tocar flauta. Com esse grupo gravou um LP. Em seguida, integrou o Sambrasa Trio, com Cleiber no baixo e Airto Moreira na bateria. No disco do Sambrasa Trio, Hermeto já registrou sua canção Coalhada.
Com o florescimento dos programas musicais de TV, criaram o Quarteto Novo, em 1966, sendo Hermeto no piano e flauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando dos melhores festivais de música e programas da TV Record, representando o melhor da música brasileira. Nessa época, venceram um dos festivais com Ponteio, de Edu Lobo. Além disso, Hermeto ganhou várias vezes como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, onde registrou suas composições O Ovo e Canto Geral.
Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LP, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nessa época, conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas suas: Nem Um Talvez e Igrejinha. De volta ao Brasil, gravou o LP A Música Livre de Hermeto Pascoal, com seu primeiro grupo, em 1973.
Em 1976, retornou aos Estados Unidos, gravou o Slaves Mass e realizou mais alguns trabalhos com Airto e Flora. E tambem Participou de uma gravação da musica da brasileirinhas em (2002)
Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se a atração de diversos eventos importantes, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo. No ano seguinte, participou do Festival de Montreux, na Suíça, quando é editado o álbum duplo Hermeto Pascoal ao vivo, e seguiu para Japão, onde participou do Live Under the Sky. Lançou o Cérebro Magnético em 1980 e multiplica suas apresentações pela Europa.
Em 1982, lançou, pela gravadora Som da Gente, o LP Hermeto Pascoal & Grupo. Em 1984, pelo mesmo selo, gravou o Lagoa da Canoa, em que registrou pela primeira vez Som da Aura com os locutores esportivos Osmar Santos e José Carlos Araújo. Esse disco também foi em homenagem à sua localidade natal, que se elevou, então, à categoria de município e conferiu-lhe o título de "cidadão honorário". Em 1986, o Brasil Universo, também com seu grupo.
Compôs ainda a Sinfonia em Quadrinhos, apresentando-se com a Orquestra Jovem de São Paulo. Em seguida, foi para Copenhague, nde lançou a Suíte Pixitotinha, que foi executada pela orquestra sinfônica local, em concerto transmitido via rádio para todo o Rio de Janeiro.
Em 1987, lançou mais um LP, Só Não Toca Quem Não Quer, em que homenageia jornalistas e radialistas como reconhecimento pelo seu apoio ao longo da carreira. Em 1989, fez seu primeiro disco de piano solo, o LP duplo Por Diferentes Caminhos.
Em 1992, já pela Philips, gravou com seu grupo o Festa dos Deuses. Depois do lançamento, viajou à Europa para uma série de concertos na Alemanha, na Suíça, na Dinamarca, na Inglaterra e em Portugal.
Em março de 1995, apresentou uma sinfonia no Parque Lúdico do Sesc Itaquera, em São Paulo, utilizando os gigantescos instrumentos musicais do parque. No mesmo ano foi a convite da Unicef para Rosário (Argentina), onde se apresentou para duas mil crianças, sendo que seu grupo entrou para tocar dentro da piscina montada no palco a pedido dele.
De 23 de junho de 1996 a 22 de junho de 1997, registrou uma composição por dia, onde quer que estivesse. Essas composições fazem parte do Calendário do Som, livro de 414 páginas lançado em 1999 pela Editora Senac. O objetivo é homenagear todos os aniversariantes do mundo, incluindo uma canção a mais, para os que haviam nascido em ano bissexto.
As partituras manuscritas por Hermeto foram digitalizadas fielmente por Becca Lopes, mantendo a originalidade com a qual o músico e compositor escreveu, sem qualquer tipo de alteração gráfica. Em cada uma das 366 partituras, Hermeto faz um comentário ou reflexão afetuosa sobre amigos, familiares, músicos, seu Fluminense Football Club e objetos em geral, sempre finalizando com a frase “Tudo de bom sempre”.
Em 1999 lançou o CD Eu e Eles, primeiro disco do selo Mec, no Rio de Janeiro. Neste CD produzido por seu filho Fábio Pascoal, Hermeto toca todos os instrumentos. Em 2003 lançou, com seu grupo, o CD Mundo Verde Esperança, também produzido por Fábio.
Em outubro de 2002, durante uma oficina em Londrina, conheceu a cantora Aline Morena e a convidou para se apresentar no dia seguinte com o seu grupo em Maringá. Em seguida ela o acompanhou ao Rio de Janeiro e, no fim de 2003, Hermeto passou a residir com ela em Curitiba. Assim, passou a dar-lhe noções de viola caipira, piano e percussão e, em março de 2004 estreou no Sesc Vila Mariana a sua mais nova formação: o duo Chimarrão com Rapadura (gaúcha com alagoano), formado por Hermeto e Aline Morena.
Em abril de 2004, embarcou para Londres para o terceiro concerto com a big band local. Em seguida, realizou mais alguns espetáculos solo em Tóquio e Quioto.
Em 2005 gravou o CD e o DVD Chimarrão com Rapadura com Aline Morena, além de realizar duas grandes turnês com seu grupo por toda a Europa. O CD e o DVD de Hermeto Pascoal e Aline Morena foram lançados de maneira totalmente independente em 2006.
Atualmente, Hermeto Pascoal apresenta-se com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.
Lançou em 2010 o CD Bodas de Latão, em duo com Aline Morena, comemorando sete anos de união na vida e na música. Esse CD contém duas faixas multimídia.
   
Discografia:

Sambrasa Trio(1965)
Quarteto Novo (1967)
Hermeto (1970 ou 1971)
A Música Livre de Hermeto Pascoal (1973)
Slaves Mass (1976)
Missa dos Escravos (1977)
Zabumbê-bum-á (1979)
Ao Vivo Montreaux Jazz Festival (1979)
Cérebro Magnético (1980)
Hermeto Pascoal & grupo (1982)
Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca (1984)
Brasil Universo (1986 ou(1985)
Só Não Toca Quem Não Quer (1987)
Hermeto Solo - Por Diferentes Caminhos ou Por Diferentes Caminhos: Piano Acústico (1988)
Mundo Verde Esperança (não lançado)
Festa dos Deuses (1992)
Hermeto Pascoal/Pau Brasil - Série Música Viva, ao vivo (1993)
Hermeto Pascoal/Renato Borghetti - CCBB, ao vivo (1993)
Sabotagem é baom lembra (1994)
O Melhor da Música de Hermeto Pascoal (1998)
Eu e Eles (1999)
Mundo Verde Esperança (2002)
Chimarrão com Rapadura (2006) CD e DVD em duo com Aline Morena
"Bodas de Latão"(2010)CD com duas faixas mutimídia, em duo com Aline Morena

    Hermeto em Buenos Aires,1978.


    Hermeto Pascoal tem albinismo.

    Hermeto Pascoal em um show de música universal.

   Hermeto Pascoal tocando música.
                                                                                                                                                                              
Entrevista com Hermeto Pascoal                                                                                                       
                                                                                     
  
                                   Hermeto Pascoal quebrando tudo
                                                                                         
                                                        

    Conclusão: Hermeto Pascoal nasceu em 22 de junho de 1936, desde criança ele mostrava o seu talento com a música, gostava dos sons da natureza e dos animais. Hermeto iniciou sua carreira muito cedo e logo quando criança já tocava algumas de suas músicas e já dominava alguns instrumentos musicais.
     As músicas de Hermeto Pascoal são uma arte, uma obra etc, suas canções são feitas com vários instrumentos musicais, Hermeto é muito conhecido mundialmente por seu talento e suas músicas.
    Hermeto é alagoano de Olho d''Água das Flores e atualmente tem 76 anos de idade.
     A nossa opinião sobre o trabalho e a pesquisa é a seguinte, gostamos deste trabalho, pois ele fala da vida e da obra de Hermeto Pascoal um músico alagoano que fez um ótimo sucesso pelo mundo. Na vida dele tudo indicava o sucesso dele com às músicas e ele sempre dominou muito bem os instrumentos musicais. Hermeto e suas músicas é uma obra, pois ele tem várias músicas legais que ganharam o mundo. Para nós, o Hermeto Pascoal, já nasceu com o espírito de ser músico, pois entendemos da pesquisa que desde de criança ele gostava de música e sempre se interessou. Hermeto Pascoal é um bom músico, muito conhecido mundialmente por seus grandes sucessos. Hermeto tem albinismo, mais isso não o atrapalhou em sua famosa carreira... simplesmente é um músico de grande prestígio no mundo inteiro.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

II Trabalho de Artes

                 Coisas do meu cotidiano na carta
   
                            Frente
               

                     
                    
                             Verso


          A minha impressão sobre o trabalho: Eu gostei do trabalho, colei algumas coisas do meu cotidiano, na frente colei várias embalagens, tempero sazon, tv, nescau, jujuba, maionese,hot-poket  sanduíche, arroz, chiclete, chocolate e som mini-system. No verso eu coloquei halls, batata ruffles, batom garoto, chiclete, calculadora, café, embalagem de halls,, coca-cola, impressora, dvd e batata palha.

Postado por Luís Fernando
                 

quinta-feira, 31 de maio de 2012

II TRABALHO DE ARTES

                                                           COISAS DE MEU COTIDIANO


  

FRENTE:
                             
          

VERSO:

             
       MINHA IMPRESSÃO SOBRE ÀS COISAS DE MEU COTIDIANO: NA FRENTE DA CARTA EU COLEI VÁRIAS COISAS DE MEU COTIDIANO, CAMISA, FONE DE OUVIDO, MINHA CACHORRA, CELULAR, BISCOITO ENTRE OUTROS. NO VERSO EU COLEI OUTRAS COISAS DE MEU COTIDIANO CHOCOLATE, OVOS DE PÁSCOA, ÁGUA,SORVETE ETC.

             POSTADO POR RODRIGO CÉSAR

terça-feira, 29 de maio de 2012

II Trabalho de Artes

                                   Colagem na carta -Coisas de meu cotidiano

                                                          Frente           
                   
                                    
                                  
                                                           Verso             
                          
   

        Minha impressão sobre o trabalho: Este trabalho foi legal, pois colei coisas de meu cotidiano etc em um envelope de carta. Na frente da carta eu colei imagem de um rótulo azeite de oliva, eu sempre adiciono azeite em minhas refeições, a tevê eu sempre assisto todo dia, batata ruffles eu como de vez em quando, a fandangos eu também como de vez em quando, halls quase sempre tem um comigo é uma bala refrescante, ketchup quase sempre adiciono em minhas refeições e a guaraná kuat que de vez em quando eu adiciono em minha refeição.                                                                                 
Já no verso também colei fotos de rótulos, o biscoito passatempo não como diariamente só de vez em quando, o outro biscoito integral sempre adiciono em meu lanche, a minha pasta de dente sendodyne sempre a uso para escovar os dentes, a embalagem do halls, como disse sempre tenho um, sucrilhos sempre adiciono em meu lanche, cotonete sempre uso diariamente, o salgadinho troféu não como sempre, mas de vez em quando adiciono no meu lanche e o rótulo de chocolate.
      
                                         Postado por Gerson de Oliveira                               

II Trabalho de Artes

   Coisas do meu cotidiano-colagem na carta

                     
            Minha impressão sobre o trabalho de coisas do meu cotidiano: Essa imagem fala das coisas tecnológicas que eu utilizo no dia-a-dia. Como o meu celular, meu vídeo-game o playstation 2, as outras coisas de meu cotidiano como meu caderno para anotações e o biscoito treloso.

                                                        Postado por Elomar Patriota

Música

         A música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A criação, a performance, o significado e até mesmo a definição de música variam de acordo com a cultura e o contexto social. A música vai desde composições fortemente organizadas (e a sua recriação na performance), música improvisada até formas aleatórias. A musica pode ser dividida em gêneros e subgêneros, contudo as linhas divisórias e as relações entre géneros musicais são muitas vezes sutis, algumas vezes abertas à interpretação individual e ocasionalmente controversas. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana. 
                                                         
                                
             Minha opinião sobre a música: A música ela uma super aliada da vida, pois através da música nos sentimos mais felizes, com disposição, e um ânimo renovado e etc, a música deixa a vida mais feliz!!!
  
                                  Postado por Gerson de Oliveira
                   
        

segunda-feira, 28 de maio de 2012

I Trabalho de Artes

                      Cartão Postal Virtual


                    


                  Postado por Gerson de Oliveira    
    
    Minha opinião sobre o cartão postal virtual: Eu gostei desse cartão postal virtual, porque ele tem uma ponte bem iluminada e abaixo dela tem um rio, uma bela paisagem para um cartão postal.
             

I Trabalho de Artes

                                      CARTÃO POSTAL VIRTUAL 


                        POSTADO POR ELOMAR PATRIOTA

     MINHA OPINIÃO SOBRE O CARTÃO POSTAL VIRTUAL: EU ACHEI ESTE CARTÃO  BONITO, PORQUE ELE TEM UMA TORRE QUE ATRAI À ATENÇÃO DE TODOS E ESTA TORRE QUE DEIXA O CARTÃO MAIS SOFISTICADO.

I Trabalho de Artes

                                                 Cartão Postal Virtual





                                           Postado por Rodrigo César
        
        Minha opinião sobre o cartão postal virtual: Esse cartão postal virtual é muito bonito, ele tem um pássaro da paz, este cartão foi escolhido por mim, porque ele é bem diversificado com uma cor azul bem forte e vibrante, e um pássaro simbolizando a paz.

I Trabalho de Artes

                        Cartão Postal Virtual

                                               
                                                  Postado por Luís Fernando                      
  
          Minha opinião sobre o cartão postal virtual: Gostei muito desse cartão postal virtual, pois ele demonstra o por do sol.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Arte de um desenho

                                                         Postado por Elomar Patriota                


           Minha opinião sobre esta arte: Este desenho é um exemplo de uma arte, aí vemos, o desenho de um dragão.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

A arte da bola de futebol

  Bola de Futebol é uma bola usada para a prática de futebol nas suas diversas variações. Normalmente são fabricadas em couro sintético e consiste de várias camadas que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. É um dos principais ícones do esporte, sendo universalmente reconhecida como símbolo do mesmo.
Estima-se que sejam produzidas anualmente 40 milhões de bolas de futebol no mundo, número que sobe para 60 milhões em anos de Copa do Mundo de futebol. 
       
          Minha opinião sobre a arte da bola de futebol: A bola de futebol é uma arte bem atrativa, por sua criatividade...A bola faz com que os torcedores fiquem apreensivos e etc, porque a missão é fazer o gol com ela.
      
                                    Postado por Gerson de Oliveira